outubro 09, 2013

Facebook, blog, fotografia e exposição de crianças...

Eu gosto de fotografias. (Sim, cala-te lá com isso!) E adoro crianças. (Ainda ninguém tinha reparado!) Amo fotografar os meus filhos e ficar horas a olhar para as suas carinhas. (A sério??)
Então porque nunca os mostras?!



Já pensei nisso, muitas vezes. Vejo e revejo blogues com fotografias lindas de crianças maravilhosas, passeio no Pinterest onde há uma infinidade de fotografias inspiradoras, e penso: Caramba, tenho "obras" que não lhes ficavam atrás! Porque não?
Mas depois sou bombardeada, no Facebook pessoal, com fotos de filhos de amigos acabados de nascer, a tomar banho, na praia, na piscina, no WC, a fazer birra, ou sei lá mais o quê, e surge-me um ponto de interrogação gigante: para quê tanta exposição? Será que estas crianças, que vão ser adolescentes um dia, vão gostar de saber que toda a gente lhes viu o pipi?! Será que não vão atirar à cara dos pais que ninguém os autorizou a invadir a sua privacidade? Que moral têm esses pais, se aos 10/11 anos os seus filhos quiserem descarregar as suas fotografias a fazer tudo e mais alguma coisa?! E quando surgem mentes doentes, depravadas, a utilizar as imagens das nossas crianças para fins que nem vou mencionar, aí até me arrepio de pensar por onde andarão os filhos dos meus amigos...

O R. nasceu na era da imagem, em pleno boom do Facebook, e foi o primeiro neto e sobrinho de ambas as partes. (Estão a ver o histerismo!?) Claro que quando nasceu, nenhum de nós teve oportunidade de avisar ninguém, porque quando demos por isso, o meu sogro já tinha enviado uma MMS para TODA a sua lista de contactos. Não levámos a mal, compreendemos a euforia. Mas em relação às redes sociais tivemos que pôr os pontos nos is para toda a família: só nós pais é que podemos colocar fotografias dos miúdos no Facebook. Ponto.
No inicio, foi um pouco difícil de entenderem mas hoje ninguém reclama, e como prémio de bom comportamento (risos), criámos um grupo secreto na rede só para os tios e avós (que estão longe) puderem ver e comentar e fazer LIKE nos meninos a comer, a dormir, a tomar banho e diabo a quatro. Eles estão contentes, e até prova em contrário, a nossa privacidade está intacta. (Fica a ideia.)

Por aqui vou continuar neste registo discreto e que tanto gosto. Fotografias que não os revelem ou exponham  demasiado, porque até acho que são as mais giras. Detalhes, portanto! :)