abril 17, 2014

Era uma vez um folar...

Páscoa sem folar não é Páscoa, pelo menos para mim. Desde sempre que o folar, aquele tradicional com o ovo no meio (dispensável, para mim) é obrigatório na mesa do almoço de Domingo de Páscoa. Este ano, como em outros, encomendámos uns folares típicos do Algarve para levar para a família, são deliciosos. Já me tinha passado pela cabeça fazer um folar, mas depois achei que era melhor não, não ia sair bem, e o melhor era estar sossegada! (risos)
Até ler este post da querida Susana, que me envolveu de tal maneira que pensei: why not?!

A ideia era fazer com o R., uma actividade relacionada com a época, e algo em que ele gosta de se envolver: fazer bolos! Mas o tempo está contado, e era dia de ficar sozinha com os dois, e achei que não ia dar com o Du sempre a puxar-me as "saias". (risos) Decidi avançar sem o meu ajudante, mas com a promessa que a próxima fornada será com ele, e a usar as mãozinhas!!!


Aqui fica:

Ingredientes (dá dois folares):

250 ml leite; 20g fermento de padeiro fresco; 80g manteiga (temperatura ambiente); 3 ovos; 70g açúcar amarelo; 320g farinha de trigo; 200g farinha integral; 1 c. chá de sal; 1 c. sopa canela; 1 c. chá gengibre em pó.



Como fazer

No copo (Bimby*) colocar o leite e o fermento, 2 min./ 37º/ vel. 2. 
Juntar a manteiga, o açúcar e os ovos, 30 seg./vel. 4. 
Adicionar as farinhas, o sal, a canela, o gengibre e amassar 5 min/ espiga.
Deixar a massa repousar num alguidar tapada com um pano, cerca de 40 min. ou até dobrar o volume.
Dividir a massa em duas partes e fazer dois rolos com cada uma delas. Entrelaçar e juntar as pontas.
Colocar num tabuleiro forrado com papel vegetal e deixar levedar mais 30 minutos. Pré aquecer o forno a 190º.
Pincelar os folares com um ovo batido e colocar na parte mais baixa do forno, 30 minutos.**

*   No No soup for you, temos as receitas tradicionais, e também "traduzidas" para a Bimby, que foi a que utilizei.

** No meu forno, ficou pronto após 20 minutos.




Já tenho feito várias experiências na cozinha, umas publico aqui outras não, mas esta foi a primeira vez que fiz uma "produção" do principio ao fim. ***


Obrigada Susana, pela inspiração.
Boa Páscoa para todos, espero que gostem... só o cheirinho é delicioso!!!


*** Para quem gosta de fotografia e cozinha, este post também poderá interessar. ;)

4 comentários:

Susana Gomes disse...

Tão feliz que estou a ler o teu post! :)
Adorei. E que lindos que ficaram.
Um grande beijinho e uma Páscoa Feliz!

Sofia Ferreira disse...

Bjs Susana!!!

Isa Maria disse...

Lindos.

Sofia Ferreira disse...

obrigada, Isa!