novembro 29, 2016

a-gra-de-cer





nos Estados Unidos há um dia no ano, a última quinta-feira de Novembro, em que se celebra o agradecimento, mais conhecido por Thanksgiving. juntam-se as famílias, cozinha-se o perú e o puré de batata, há desfiles nas ruas, e agradece-se. agradece-se o que de bom aconteceu durante o ano inteiro, o que se tem, o que se conquistou.
em Portugal não temos esta celebração. não há nenhum dia no calendário que nos "obrigue" a parar, olhar em volta e agradecer. temos o Natal, que os americanos também celebram, reunimos com a família e amigos, comemos e distribuímos montes de prendas. e recebemos. mas será que damos o real valor aos pequenos grandes momentos vividos ao longo do ano. em algum dia do ano!?
quando fiz a certificação em Coaching, fui pela curiosidade, pela aprendizagem, pelo currículo, é certo. e depois de lá estar, dias intensos aqueles, houve tanta coisa que me soou a lugar comum, a mim, pragmática de gema, terra a terra como ninguém. achei, no inicio, que aquela história do agradecermos as pequenas coisas que temos na vida, celebrarmos cada vitória, cada baby step, planearmos e criarmos objectivos, eram tão óbvias, para mim e para todos naquela sala, que não era preciso ter gasto dinheiro para aprender tudo aquilo. eu já sabia. claro que a formação não foi tão redutora como a exponho aqui, houve muito mais, metodologias, conceitos, partilhas, role play...  e claro, que depois de algumas horas de aprendizagem e partilha, muita partilha, apercebi-me que o que "eu já sabia" muitas vezes não punha em prática, e o que "eu já sabia" era afinal um mundo desconhecido para muitos que ali estavam comigo, e para muitos com quem mais tarde pude trabalhar em processo de coaching.

há coisas simples, tão simples na vida, que por vezes têm que ser aprendidas. ou então, relembradas para serem postas em prática. como agradecer.
quantos de vocês agradecem? quantas vezes por dia, por semana, mês ou ano, param e agradecem? e o que agradecem afinal? é o par de sapatos que tanto namoraram na montra, a saúde dos vossos filhos, a promoção no emprego, o momento de registo em que ensinaram a vossa filha a fazer um bolo, o assistir do pôr do sol magnifico, em silêncio? aquele sorriso. aquele beijo. aquele abraço....

as redes sociais entopem-nos de frases positivas e bonitas... mas que podem ser reais, podem fazer parte da nossa vida sem nos darmos conta. a vida é cheia de lugares comuns, é certo. e cabe-nos a nós olhar para eles e valorizá-los. estão em todo o lado, basta termos atenção. e agradecer.












Sofia**













imagem via Pinterest




Sem comentários: