março 08, 2017

Dia da Mulher, 2017

hoje, quando abri o Facebook, tinha esta lembrança de 2014. o Rodrigo tinha quase 4 e ofereceu-me flores. um gesto recorrente deste meu filho querido, oferecer-me flores. e o mais engraçado é que tem vindo a incentivar o mano a fazê-lo. sou uma sortuda :)


instagram @sofia_ferr

há precisamente 3 anos, o meu filho oferecia-me flores, sem saber se era dia da Mulher ou não. para ele foi apenas um gesto de carinho, em mais um dia de sol. o que eu espero, é que tanto ele como o mano, sejam sempre assim, gentis com as mulheres que irão passar nas suas vidas, que lhes demonstrem a sua importância, o seu valor, sem que o calendário o dite, mas apenas por sentirem que devem fazê-lo. 
mas espero também que nessa altura, já jovens adultos, o Mundo esteja diferente para as mulheres. por exemplo, desejo que a excisão nas mulheres seja uma cruel prática do passado, que na Arábia Saudita as mulheres possam nadar, conduzir ou ir a um médico sem a autorização de um homem da família, ou que no Iémen, o pior país do mundo para se nascer mulher, estas deixem de ser consideradas "metade de uma pessoa", e que na Índia, Singapura e Bahamas deixe de ser legal violar meninas com idades superiores a 15 anos (13 em Singapura)... 
estamos em 2017, os meus filhos oferecem-me flores, têm meninas enquanto colegas, na escola e no desporto, e crescem num contexto privilegiado, em que embora existam muitas desigualdades de género, em nada se comparam com tantas que acontecem, todos os dias, em todo o mundo. e é por isso que embora os gestos de carinho e celebração sejam sempre importantes, 8 de Março deve representar bem mais do que isso, para que um dia a igualdade entre homens e mulheres seja uma realidade em cada canto do mundo, e nascer mulher seja uma benção e não uma condenação. e é esta mensagem que (também) devemos passar aos nossos filhos.




Feliz dia da Mulher!








Sofia**







Sem comentários: