maio 10, 2017

livros - quando tens um filho a aprender a ler

gosto de lhes oferecer livros e eles, embora não demonstrem grande entusiasmo quando os recebem ("humpf... um livro!?!") são os primeiros a pedir uma história à noite, a quererem saber mais, a fazerem perguntas.  não só é um óptimo pretexto para aquele momento de aconchego antes de dormir, que se quer calmo e sem grandes barulho, como sem esforço nenhum eles vão aumentando o seu vocabulário, ganhando conhecimentos e viajando através das aventuras das personagens! 
além disso, um livro é a minha primeira opção sempre que tenho que comprar uma prenda para as mil e oitocentas festas de aniversário que eles têm ao longo do ano. descansem, só vão a cerca de metade! (risos) o Rodrigo também não acha muita piada, diz que qualquer dia não o convidam porque só oferece livros, mas enquanto as mães me agradecerem... vou manter!

e por falar em livros, hoje e nos próximos dias vou mostrar aqui alguns da biblioteca infantil aqui de casa. há muitos mais, mas estes foi os que achei mais interessantes partilhar.



são ideais para as idades em que estão a iniciar a leitura. o de Tim Warnes é de leitura fácil para os meninos que estão a aprender a ler, é divertido e eles gostam. 
o da Pesca de Palavras encontrei na Fnac quando o Rodrigo entrou para o 1º ano e não hesitei em trazê-lo, tem exercícios que implicam a formação de palavras através do jogo da pesca, o que o torna muito divertido e os faz praticar sem aborrecimentos.
o livro do corpo humano e o dicionário das crianças do mundo comprei no Jumbo, acho, e dá-lhes conhecimento sobre cada um dos temas com linguagem e ilustrações ajustadas a estas idades. é engraçado encontrarem aqui as respostas a como funciona o coração ou sobre a forma de vida das crianças na Índia, por exemplo!



o melhor dos livros infantis é a capacidade de ensinarem sem que os miúdos se apercebam que estão a aprender. o livro dos Porquê é maravilhoso. adorei quando o ofereceram ao Rodrigo porque eu também tive um e era o meu livro preferido. (lembro-me bem daquela capa cor de rosa! quem teve?) e ele também gosta muito, e à noite vamos encontrando as respostas a algumas perguntas que ele mesmo coloca.
As Adivinhas e Anedotas são giríssimos, fartamo-nos de rir e eles gostam de quando estão com amigos ou família partilhar uma ou outra piada. (estes acho que encontrei no Pingo Doce)

Depois o pê de Pai, que dá para qualquer idade, de tão bonita que é a sua mensagem!



espero que tenham gostada desta partilha. por vezes é difícil no meio de tantos livros que existem nas livrarias perceber quais os mais indicados, espero ter ajudado qualquer coisa. 
não tarda trago mais sugestões.




Sofia**






Sem comentários: