setembro 06, 2017

e para acampar, o que é preciso?!

o lado mais positivo de acampar é mesmo o fugir à rotina e estarmos mais perto da natureza. dormir num colchão de ar, separados do exterior apenas por uma lona, poder ouvir o mar, o vento, a chuva (aconteceu, mas sem frio!), o barulho dos esquilos nas árvores é uma lufada de ar fresco, uma perspectiva completamente diferente da que temos quando vamos para um quarto de hotel!


mas acampar não tem que ser sinónimo de desconforto, pelo contrário. há imensos acessórios que nos facilitam a vida e que até podem tornar o campismo cheio de estilo, o nosso estilo! 

Então, o que é essencial para acampar?

. como contei anteriormente (aqui e aqui) coube-lhe a ele pesquisar a tenda!
a Queshua tem agora umas tendas insufláveis e com um sistema fresh & black que permite três coisas: 
- rapidez, a montar e desmontar (posso dizer que o primeiro espaço em que ficámos não nos agradou e dois dias depois, em apenas duas horas, mudámos a nossa "casa" de lugar!)
- e é escura por dentro, o que permite dormir melhor quando amanhece, e torna a tenda mais fresca!




depois é procurar o modelo que melhor se adequa a cada família! a nossa tenda tem dois quartos e uma sala no meio, que usávamos para ter a roupa e nos vestirmos. o facto de ser escura por dentro realmente ajuda a dormirmos melhor quando amanhece. quem já acampou sabe que o sol invade as tendas muito cedo e pode incomodar! 
convém comprar uma bomba (na Decathlon sabem aconselhar) e num instante enchemos a tenda, para vazar é só abrir as válvulas. é óptimo! 

. lona para colocar debaixo da tenda, assim não se suja tanto!

. importante também são os colchões. hoje em dia há várias hipóteses, nós optámos por estes (um para nós e outro para os miúdos) e estamos satisfeitos. Também têm um sistema que torna fácil e rápido encher ou arrumar!


. apesar de irmos para um sitio quente, à noite arrefece sempre um pouco, os miúdos destapam-se e os sacos cama são óptimos para que estejam confortáveis. além disso, é espaço que poupamos para não levarmos lençóis e cobertores!


. desculpem alongar-me com os acessórios para dormir, mas para mim é realmente importante. 
uma coisa que nos faltou o ano passado foram as almofadas e fez imensa diferença. há daquelas insufláveis que são boas para pouparmos espaço na hora de arrumar as coisas no carro, mas não eram o ideal para nós. assim, optámos por comprar estas no IKEA e cumpriram muito bem. além disso, serviram de conforto na viagem para os miúdos se encostarem!


. uma lanterna também dá sempre jeito. uma para estar na tenda e termos luz e outra para quando quisermos andar pelo parque. (neste caso o parque tinha iluminação suficiente, sem ser em excesso).

. neste caso a electricidade está incluída, o ideal é levar uma extensão - nós comprámos lá!



Isto foi o essencial, o que levámos. temos um problema de falta de espaço no carro que não nos permitiu levar muito mais - duas malas de roupa, duas pranchas, saco de praia, material de campismo... -  além disso, planeámos fazer as refeições sempre fora (algo mais leve ao almoço, mais composto ao jantar). mas numa próxima vez, gostávamos de fazer a coisa mais a sério e incluir refeições na tenda! faltou-nos essa parte que permite um maior convívio, entre nós e com outros campistas!


o que nos falta?


. uma lona, para fazer de "chão" e podermos andar à vontade sem sujar os pés;

. mesa e cadeiras (algumas opções aqui)



neste parque em particular não havia nenhuma zona comum onde pudéssemos grelhar (em Cabanas de Tavira tem, e é muito bom), o que dá jeito para quem não quer levar grelhador. mas, por outro lado, reparámos que alugam frigoríficos, o que é bom, sobretudo para quem fica muito tempo.

também não tivemos problemas com nenhum tipo de bichos da natureza (formigas, mosquitos...) o parque é impecavelmente limpo e os campistas cuidadosos!


e depois há o conforto, fazer da nossa tenda uma casa...

notas:

- levar cama de rede...

- um toldo... 
- cadeirões (insufláveis)...
- jogos para entreter...
- luzinhas para enfeitar...



achei tão giro o pormenor de haver muitas tendas enfeitadas. não tirei mais fotos porque podiam achar estranho!! :)




espero ter ajudado quem me pediu dicas sobre o campismo. estejam à vontade para partilhar o que acharem útil!










obrigada por estarem desse lado!



Sofia**



Sem comentários: