outubro 23, 2012

Médica da família!

Hoje estive na minha consulta das 20 semanas, e se fui para lá com o astral um pouco em baixo, pelos motivos de todos nós, saí de lá com uma nova aura!

Na gravidez do Baby Boy eu não tinha médico de família, tinha todos os medos e receios de uma mãe de 1ª viagem, e o (pre)conceito sobre o SNS, que não era dos melhores. Fui então seguida no particular, por uma médica recomendada e certificada. Todos os meses ia lá à hora marcada, esperava entre 1 a 2 horas, era pesada, media a tensão, respondia às perguntas da praxe, e via o nosso filho no ecranzinho. Tudo muito sem sal, sem grandes empatias ou simpatias, e no fim ainda pagava 75 euros! Quando o Baby Boy nasceu, andei três dias atrás dela para que me fosse ver, e quando finalmente me visitou, lá esboçou um sorriso quase quentinho!

Com o meu recém nascido nos braços, houve a necessidade de ter um médico de família ou pediatra. Marcámos consulta num dos melhores pediatras da cidade e, em simultâneo,  na Unidade de Saúde Familiar (USF), para termos médico de família.
Nos primeiros meses consultámos ambos. A nossa empatia foi imediata com a médica de família que nos "saiu na rifa", mas os cuidados de papás pela primeira vez, e as histórias sombrias que nos contavam acerca do SNS fizeram-nos manter esta situação. Isto até à 2ª bronquiolite do nosso pequeno, em que depois da consulta na USF achámos por bem ir ao pediatra, ao especialista... Wrong! Estivemos 2h na sala de espera (nunca aconteceu na USF), ele disse exactamente o mesmo que já tínhamos ouvido, e ficámos 80 euros mais "pobres"! 
A partir daqui, fizemos a nossa opção!

A Dr.ª C. é uma figura: simpática, despachada e com uma ar leve e solto. É cuidadosa, detesta ter dúvidas e por isso procura aconselhar-se junto dos melhores para nos dar as melhores soluções. Não quer saber só da criança, quer saber da mãe, do pai, do todo, e é uma verdadeira médica da família! E ainda por cima tem na equipa uma enfermeira que é uma querida!
É carinhosa quanto baste e transmite-me muita segurança, e por isso foi a escolhida para me seguir nesta gravidez. Até à data estou muito satisfeita, fico entusiasmada a cada consulta que vou, em que falamos da gravidez, do Baby Boy, do marido, da vida. 
É tão bom quando encontramos pessoas/profissionais assim na nossa vida!