setembro 27, 2013

A tip for a pic - Na cozinha

Sigo o blog da Diana há algum tempo e adoro a forma simples como transmite a paixão conjugada entre a culinária e a fotografia. Simplicidade que se revê na sua forma de ser e na gentileza que teve ao responder-me com dicas que estão ao alcance de todas nós para fotografarmos as nossas aventuras na cozinha, porque quando cozinhamos com amor dá mesmo vontade de perpetuar cada "obra d'arte"! Apresento-vos a Diana:


Olá, eu sou a Diana, autora do blog In the mood for food. 
Escrevo e fotografo para o meu blog desde 2006, mas só em 2009 é que se tornou num projecto mais consistente. Sem ter pensado muito nisso, o blog tornou-se num meio para expressar o gosto que tenho por cozinhar. O gosto pela fotografia de comida cresceu com o blog. Em Junho 2009 assisti à masterclass "The artistic interpretation of food photography", inserida no evento International Food Styling and Food Photography Conference, em Boston, nos EUA, e um ano mais tarde em 2010 senti necessidade de consolidar toda a aprendizagem sobre fotografia que tinha feito até à altura, e tirei o curso "Intensive Photographic Skills" na London College of Communication. Para já, tanto o blog como a fotografia são hobbies, mas quem sabe se no futuro não se tornam actividades centrais na minha vida!

Tips

Luz - A dica infalível é nunca fotografar sob luz directa. 
Isso inclui não usar o flash incorporado na máquina fotográfica, nem fotografar debaixo de um foco de luz ou mesmo ao sol. 

Luz natural ou artificial - Depende do tipo de fotografia que estamos a tirar. 
O ambiente de luz artificial com recurso a projectores específicos é muito mais controlado e apresenta resultados mais coerentes, indicado para fotografia de produto/comercial. Por outro lado, a luz natural varia ao longo do dia e do tempo que está. 
Dias encobertos por exemplo, são perfeitos para fotografar comida porque as nuvens filtram e difundem a luz do sol. Fotografar bem cedo de manhã ou ao entardecer é uma boa opção nos dias de muito sol. Em alternativa, podem usar uma cortina branca para ajudar na difusão da luz quando esta é muito forte.

Ângulos - Antes de tirarem a fotografia pensem no que estão a fotografar e no que querem mostrar. 
Por exemplo, a fotografia de uma sopa deve ser tirada de cima ou num ângulo que represente os nossos olhos quando a vamos comer. Se tirarem completamente de frente não se vê nada para além do prato ou taça onde está a sopa. Por outro lado, uma torre de panquecas perderá o impacto desejado se for fotografada de cima, pois a noção de altura é inexistente e tudo fica espalmado.


Styling - Fotografem produtos frescos e acabados de cozinhar. 
Por melhor que seja a máquina e o fotógrafo, frango requentado ou alface murcha vão sempre ter um aspecto pouco apetitoso.
E se não dominam a conjugação de cores e padrões (como eu), optem por usar nas vossas fotografias loiça branca, conjugada com materiais simples de uma só textura ou cor.




(Prontas para fotografar o pequeno almoço de amanhã?!!)


2 comentários:

MJ disse...

adorei, adorei, adorei!
e adoro o trabalho da Diana também!
e adoro este teu blog minha querida Sofia!
beijinhos

Sofia Ferreira disse...

MJ: obrigada pelas palavras, pelo carinho e por me fazeres sorrir!
Um graaande beijinho :)