janeiro 23, 2014

Este desafio não tem nada a ver com exercício físico...

Não vamos falar de corridas, comida saudável ou sobre beber litros de chá e água. E também não vamos falar da crise, do enorme aumento de impostos e muito menos do corte brutal nos ordenados. 
Vamos falar de desafios, objectivos, gratificação! 

Então é assim: proponho-vos um plano de poupança! Arranjem um mega mealheiro, uma porca gigante, improvisem uma lata de qualquer coisa que estava destinada à reciclagem, ou optem por uma conta no banco (que não vos cobre despesas... vai ser difícil!). Boa? Agora, coloquem lá dentro o valor correspondente ao número da semana do ano em que nos encontramos. Então, se estamos na 4ª semana, significa que no domingo - pode ser? Domingo, fim da semana, fim de semana... O que vos der mais jeito, mas têm mesmo que definir um dia para o fazer! - deverão colocar €4,00 na "porca". Ok? 
Mas não se esqueçam, devíamos ter começado isto na 1ª semana do ano, o que significa que já lhe nos estamos a dever €6,00! (Toca a acertar as contas!)


"Mas e para quê isto?" (Perguntam vocês!) "Se eu quiser poupar não mexo em X dinheiro da conta. Ou logo poupo na altura do Natal. Depois eu ponho dinheiro de parte antes das férias de Verão...! Ah e tal, não me sobra nada para poupar!"

Ponto nº 1 - Quem não pensou já em poupar tantas vezes, pôr dinheiro de parte nesta ou naquela altura, e depois nunca chegou a concretizar?

Ponto nº 2 - Quem não imaginou chegar ao fim do ano civil com um belo mealheiro, para passar um fim de ano de arromba, ou finalmente fazer as mudanças em casa que tanto desejava, e depois nunca passa disso mesmo, um desejo?!

Ponto nº 3 - Quem não gasta tantas vezes dinheiro em coisas inúteis, que se se pensar bem, não fazem falta nenhuma?

Ponto nº 4 - Quem já alguma vez se propôs um desafio, levou-o até ao fim, e se sentiu extremamente bem por o ter concretizado? (É bom não é?)

Então está lançado o "desafio da porca": colocar tantos euros, quanto o número da semana do ano em que estamos, dentro da "porca". 
Quando: ao Domingo! 
E como vão saber que o estou a fazer? Todas as semanas vos conto se estou a cumprir, e disponibilizo a minha caixa de comentários para fazerem Done! (Comunicar e partilhar, compromete-nos e torna mais fácil cumprir o objectivo!)

Boa?? Ainda vos falta motivação?! Comecem a imaginar o que farão com €1.378,00 no fim do ano...



7 comentários:

Luna Piena disse...

gostei da ideia. acho que vou aderir. não tenho porca mas tenho sapo. :)

Sofia Ferreira disse...

Então... toca a alimentar o sapo!! :)

Lia disse...

Eu vou participar neste desafio. A começar na primeira semana de Fevereiro :)

Excelente ideia Sofia :*

Sofia Ferreira disse...

Bora lá!!

Storyteller disse...

Há dois anos que faço isto. Há algumas semanas que custam um pouco, lá mais para o fim, mas o esforço compensa.
No segundo ano decidi ao contrário, por ordem decrescente. Também é engraçado.

Sofia Ferreira disse...

Decrescente tb é boa ideia! No fim a sensação deve ser óptima :)

Lia disse...

De facto, a ideia do decrescente é boa... porque vai deixando de custar... Ao contrario parece que o facto de ir aumentando a quantia e consequentemente a dificuldade em juntar esse dinheiro semanalmente pode levar-nos a desistir mais depressa :p