maio 02, 2014

Mães sem rede

Mães que estão com os filhos vinte e quatro horas por dia, sete dias por semana, doze meses por ano. Mães que acordam mais cedo que os filhos, se querem ter oportunidade de tomar um banho descansadas, lavar os dentes ou fazer o que lhes apetecer a sós, em silêncio, sem os minis aos seus pés. Mães que vão ao supermercado, ao dentista, à farmácia, às finanças, onde quer que tenham de ir, sempre acompanhadas dos filhos. Mães que não têm horário para ir ao ginásio, já não conhecem o caminho para o cabeleireiro, e o shopping nem sabem o que é. Mães que estão longe de saber se as riscas estão na moda, ou se a cor das unhas no momento é azul turqueza ou vermelho paixão, porque simplesmente não têm tempo. Mães que passam a ferro com o pequeno agarrado às pernas, pensam no jantar enquanto lhes dão a sopa, dobram roupa enquanto a máquina acaba de lavar, passam a ferro durante a sesta, e ainda arranjam forças para fazer bonecos de plasticina a seguir ao lanche. 
Mães sem rede. Mães a tempo inteiro, com os filhos a seu cargo, sem familiares por perto ou amigos disponíveis, sem inscrição no infantário, porque assim escolheram ou porque assim tem de ser. 
Mães sem rede. Mães que por sua escolha ou não, não têm um pai por perto onde se possam apoiar quando já não aguentam o cansaço, que não têm um ombro para chorar depois de um dia difícil, com quem possam ter uma conversa de adultos ao final do dia, dividir as alegrias e chatices de um dia a dia a sós com uma criança (ou mais). 
Mães sem rede. Mães a quem o destino trocou as voltas e lhes deu filhos doentes, ou que lhes pôs os filhos dependentes, e que não têm outra alternativa senão serem mães. Só mães.
Mães sem rede. Aquelas para quem devia ser assinalado um dia especial, a quem o País devia reconhecer importância, compensar o imenso trabalho que têm. 

Mães, domingo é o vosso dia!

5 comentários:

Liliana Pereira disse...

Adorei!

Parabéns especiais para todas essas mães!!

Jardim de Algodão Doce disse...

Revi-me tanto neste texto e por isso o destaquei também lá no meu jardim. Feliz dia da Mãe para ti, Sofia.

Joana disse...

Simplesmente lindo! Um Feliz Dia da Mãe!

Sofia Ferreira disse...

Um beijinho a todas!!!

Nany disse...

Vim aqui encaminhada pelo post da JAD e adorei.
Mães como a minha mãe sempre foi, que chegou a vender enciclopédias de porta em porta, comigo de um lado e os livros do outro.
Nany